Lollapalooza 2013

Vida de estagiário , uma semana vendo um evento de uma outra maneira.

No final de Março 2013 aconteceu em SP a versão brasileira do Festival Loolalalozza 2013 um festival que impressiona pelos numéros:

Público

180 mil pessoas

60 mil pessoas em média a cada dia

Shows

Nº Shows – 80

Montagem

A montagem levou cerca de 30 dias

Entrada

2,5 quilômetros de grades para organizar a entrada

Previsão de realizar entrada de 20 mil pessoas/hora entre 10 e 12h.

Geral

Ao menos 40 toneladas de equipamento em cada palco

1,2 km entre o palco Cidade Jardim e Butantã

Estrutura/equipamentos

53 geradores

903 rádios comunicadores para equipe

15 mil metros lineares de box truss

17 mil metros de piso

1300 metros de barricadas

12.600 metros de cabos de aço

12.400 metros lineares de fechamento metálico galvanizado

15.000 metros lineares de grades

Funcionários/equipes

São gerados 5 mil empregos diretos e 12 mil indiretos

Alimentação/Bares

134 containers (banheiros, depósitos, escritórios)

500 metros lineares de balcões de bar

203 mil LITROS DE CHOPP EM ESTOQUE

130 MOCHILEIROS de chopp

260 tendas (bares, patrocinadores, producao, alimentação)

11 praças de alimentação

Previsão de mais de produção de 150 mil lanches para público

150 caixas para compra de tickets (Pillapalooza)

Artístico:

2200 refeições servidas para elenco

5738 litros de água

2000 toalhas de rosto e 800 toalhas de corpo

1740 diárias de hotel

740 pessoas nas equipes do elenco

370 vistos de trabalho emitidos

20 carros para artístico

Números Pessoais

09 dias de trabalho

Média de 8 horas trabalhadas dia

Média de 8 quilômetros caminhados por dia

O melhor que tive a oportunidade de participar como auxiliar de produção ( estagiário ) foi acompanhar os bastidores de um evento desse porte é uma experiencia única mesmo para aqueles que já trabalham no ramo, e é isto que tentarei resumir neste texto:

A GEO produtora MASTER do evento, coordena uma operação quase militar que começou em Janeiro de 2013 e mobilizou empresas e fornecedores brasileiro para fazer o festival funcionar. Irei citar alguma empresas abaixo, lembrem-se que estas estão mais ligadas aos palcos e shows que tive maior contato mas a lista real de fornecedores e bem maior:

Audio Bizz, Gabisom, SóPalco Backline, NA Equipamentos, LPL Lightning, Felling Structures, Palloci Carregadores, Epah Studios, Forte Locação, Weaiver Transportes , Poliservice, Takaoka Barricadas etc…

Minha função designada foi acompanhar a desmontagem dos fornecedores ligados aos palcos do festival que ocorreram nos dias 1 a 3 de Abril , desmontagem essa com a entrega total do Joquei Clube como era antes do festival deve durar mais um mês.

Como viram nos números da matéria a quantidade de empregos diretos e indiretos é muito grande e existe uma demanda crescente de profissionais com no minimo de inglês basico é muito grande não da pra trabalhar num evento desse porte sem no minimo entender o que lhe pedem e você encaminhar para pessoa certa para resolver. Outro detalhe importante para ser contratado você precisa ser pessoa jurídica , uma boa noticia se você for MEI ( Micro Empreendedor Individual ) você já esta habilitado. A modalidade de prestação de serviço é a de contrato temporário de serviço e pelo que vi daqui a um curto prazo de tempo todos precisarão ser sindicalizados para que seus contratos sejam vistados pelo sindicato, o que dá ainda mais garantias ao profissional.

Observando o numero crescente de eventos de grande porte , Copa do Mundo , Olimpíadas , Festivais como o Lolapalooza e mesmo o Rock N Rio 2013 e outros a mão de obra que cumpra as necessidades atuais , especialização , DRT, Pessoa Jurídica e num futuro próximo Sindicato vai restringir e muito a quantidade de mão de obra apta para este tipo de evento. Quem estiver antenado e se preparar fara diferença.

As produtoras , Locadoras irão precisar de mais pessoas que o mercado oferece, por isso pense e se capacite.

Fontes:
http://www.505indie.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lollapalooza

Lazzaro 29.03.2013