FELIZ ANO NOVO

O ano ÚTIL no Brasil acaba de começar, e é o momento de repensarmos as resoluções de ano novo que muitos listaram nas festividades do fim do ano de 2012. Estive pensando no mercado do entretenimento e nos profissionais de dele tiram seu sustento, tenho notado alguns pontos que precisam ser listados pois merecem atenção e gostamos em muitos momentos de fazer barulho mas encarar e procurar soluções e resultados ficam sempre para depois como as tais resoluções de ano novo.

 Às vezes posso parecer repetitivo mas vamos aos pontos.

 Organização: Neste ponto eu não compreendo o que impede ou limita os profissionais em suas áreas ( Técnicos de Áudio , Roadies , Iluminadores e demais áreas ) a se organizarem mesmo que localmente, não somos mais crianças que precisamos de pessoas adultas para nos dar educação e cuidados. Mas parece que estamos ainda na infância esperando alguém ou uma entidade que resolva todos os nossos problemas. Quando na verdade precisamos juntos identificar os nossos problemas e ai sim apresentar e cobrar soluções.

 Especialização: O mercado está precisando e remunerando bem por profissionais especializados. Os grandes eventos tem necessidades de técnicos de RF, Profissionais bi ligues, técnicos com qualidades que vão além da sua expertise principal não adianta ser um excelente técnico e não saber se portar num ambiente mais refinado como um evento corporativo ou mesmo não conseguir trabalhar em equipe. Deixando claro que trabalhar em equipe não é somente estar na equipe e sim pensar como um coletivo em que pensa e se trabalha em grupo.

 Ética: Este é um ponto mais que crucial na vida de qualquer profissional , de nada adiantar sermos organizados , especializados e não respeitarmos os colegas de profissão, já ouvi varias queixas de muitos profissionais que reclamam de colegas que foram eticamente “equivocados” digamos assim quanto a valores cobrados, comentários inoportunos , tentativas de assumir vagas alheias e por aí vai um rosário de situações que se fossemos mais próximos e organizados jamais iriam acontecer e com isso o mercado se tornaria bem melhor para todos trabalharem dignamente. Quem quiser saber um pouco mais sobre ÈTICA leia este excelente texto redigido para ser o código de ética da ABPAudio. CLIQUE AQUI

 Alguma iniciativas de organização estão sendo feitas e cito a Comissão Representativa de Tecnicos de Luz e Som de SP e Liga dos Profissionais do Backstage do DF esses movimento são iniciativa de profissionais que descobriram que juntos são mais fortes do que buscando soluções e reconhecimento social e profissional sozinho.

 O uso inteligente de redes sociais como o Facebook e GIGPLACE facilita em muito que grupos discutam seus problemas e interesses levando um senso comum aos profissionais. Portanto a desculpa de não ter como se organizar e discutir problemas profissionais não cola mais.

Separe um dia na semana e junte os amigos para além do jogo de futebol e a cerveja discutir o que juntos podem fazer para melhorar a sua profissão que leva o sustento para você e seus familiares.

Vamos juntos moldar o novo mercado do entretenimento preenchendo as suas necessidade com um novo tipo de profissional … VOCÊ.