Especialização


O mercado do atual do show business em especial o de áudio com os crescentes avanços tecnológicos tem aumentado a demanda de profissionais especializados. Mas será que os profissionais estão acompanhando esse demanda na mesma proporção das necessidades do mercado ? O tempo dos “Zeferinos Quebra Galhos” e pessoas que entendem de tudo “UM POUCO” esta cada dia mais ficando num passado quase distante, se manter atualizado e mesmo investir em uma especialização parece ser a chave do sucesso profissional. O investimento na reciclagem profissional começar a ser uma realidade do mercado. Muitos podem alegar que vários motivos que os impedem de investir em sua capacitação profissional dentre eles , os baixos valores de cachés , falta de tempo etc …

Mas raciocine um pouco … será que você não esta ganhando pouco porque tem pouco a oferecer ao mercado ? Qual o seu diferencial que serve como poder de barganha para justificar um caché mais elevado.

No caso dos free lancers como já comentei no post anterior a composição do seu cachê , além de pagar as suas contas básicas pecisa bancar a sua atualização profissional. O aprendizado sobre temas como redes baseadas em I.P e inglês pra citar somente duas, se fazem necessários para se manter competitivo e atraente ao seu mercado consumidor , os seus cliente que por consequência pagam o seu cachê.

O free lancer tem que saber se vender positivamente como um produto atraente e eficaz, com diferenciais que justifiquem que seu valor de cachê seja diferenciado.

No outro lado da moeda, temos os funcionários das empresas estes também precisam se reciclar, se bem que estes basicamente deveriam ser treinados e atualizados pela própria empresa pois hoje em dia é muito fácil ter um equipamento moderno e funcional numa empresa, com todos GADGETS da última moda do mundo digital atual. Mas o que faz tudo isso funcionar ainda são as PESSOAS ( os funcionários ) e essas pessoas tem que ter treinamento e estar atualizados. Se os funcionários da empresa tem intimidade com o equipamento , digo intimidade como embasamento técnico de uso e não somente encarar o equipamento como um jogo de armar. Noçoes de inglês a cada dia que passa se torna mais necessário pois além de todo equipamento “Falar” inglês, a cada dia temos mais clientes do exterior pois nosso país esta ficando economicamente viável para os shows e eventos internacionais.

Resumindo além do equipamento, as pessoas são o cartão de visita da empresa. Neste ponto alguns donos de empresa podem argumentar que dar treinamento para funcionários só os tornará mais atraentes para atuarem como free lancers. Dois motivos levam o funcionário a ir pra INICIATIVA PRIVADA: Salário e sede de conhecimento. Quando aos salários se a empresa se destacar pela excelência de serviços e de pessoal, possivelmente dará para pagar melhor aos funcionários mais qualificados o que será um estimulo para os outros se esforçarem para aprender mais e por consequência haverá uma melhora na mão de obra da empresa como um todo. Um planejamento de cargos e salários também faz parte de uma empresa moderna.

Quanto a sede de conhecimento para esta não tenho solução se uma pessoa quer continuar a aprender e a crescer profissionalmente resta ao seu ex patrão se orgulhar por ter moldado um excelente profissional.

A ideia básica deste texto são produtos e serviços e como eles estão intimamente ligados. Pessoas podem seguir conceitos de produtos e serviços não são nada sem pessoas para eficazes para executá-lo . Pensem bem neste assunto.